Disponibilidade

Casas

 

Um dos pontos turísticos mais visitados nas proximidades da capital mineira, a Serra do Cipó se destaca pelas exuberantes paisagens naturais, como o rio Cipó e a Cachoeira Grande. Situada a aproximadamente 100 km de Belo Horizonte, a cidade conta com várias opções turísticas como passeios a cavalo, trilhas de bicicleta e trekking para os mais aventureiros e vários mirantes para apreciação da natureza. A Casas da Serra, pioneira na locação de imóveis para temporada na região, foi criada para receber hóspedes com conforto, lazer e privacidade neste paraíso natural.

 NOME LOCAL SUÍTES QUARTOS HIDRO INTERNET TELEVISÃO/DVDPISCINA NATURAL CACHOEIRA EXCLUSIVA ACESSO À LAGO/RIO EMBARCAÇÕES DISPONÍVEIS 

N° HÓSPEDES

MÍN.MÁX.
CASA CATA-VENTOSERRA DO CIPÓ – LAPINHA51SIMTV + DVDSIMSIM710
CASA DO LAGOSERRA DO CIPÓ – LAPINHA31SIMTVSIMSIM36
CABANA LAPINHASERRA DO CIPÓ – LAPINHA1SIMTV + DVDSIMSIM12
LOFT CACTUSSERRA DO CIPÓ – LAPINHA11SIMTV + DVDSIMSIM13
CASA VALE VERDESERRA DO CIPÓ – ALTO DA SERRA42SIMTV1SIMSIM612
CHALÉ BAMBOOSERRA DO CIPÓ – ALTO DA SERRA1SIMTV + DVD1SIMSIM12
CHALÉ ORQUÍDEASERRA DO CIPÓ – ALTO DA SERRA2SIM1SIMSIM24
CHALÉ CIPOZITOSERRA DO CIPÓ – ALTO DA SERRA11SIMTV + DVD12SIMNÃO12

A Serra do Cipó está localizada no estado de Minas Gerais, a apenas 100 Km da capital mineira. Coordenadas 43º-44ºW, 19º-20ºS. O principal acesso é através da Rodovia MG-10, passando por Lagoa Santa e São José de Almeida. Além de ser um dos mais belos cenários de Minas Gerais, a Serra do Cipó é considerada uma das maiores áreas de biodiversidade do planeta. Entre seus vales, grutas, rios e campos, a Serra guarda um importante patrimônio natural, devido ao endemismo de sua flora e fauna. Além da natureza pródiga, sítios arqueológicos revelam vestígios de comunidades primitivas que deixaram  registros nas paredes de diversos paredões e cavernas, sendo protegidos por lei e fiscalizado pelo IBAMA e IEF. O visitante pode também aproveitar as festas tradicionais da comunidade, eventos culturais como o candombe, folia de reis, festival de outono, entre outros. Visitar a Serra do Cipó é realizar uma viagem surpreendente, seja pra descanso, lazer ou prática de atividades de ecoesporte. Conheça também a Serra do Cipó, a cada visita, uma nova e reveladora emoção.

Parque Nacional da Serra do Cipó , com seus 33.800 ha, é um dos mais estruturados do país e um dos principais atrativos da região, devido a seus inúmeros e preservados atrativos. Cobra-se ingresso, tem horário de visitação e devido ao relevo acidentado,  a maioria dos atrativos é distante e somente pode ser visitado com a contratação de um guia especializado local.Somando à beleza paisagística da região, estão várias cachoeiras, piscinas e poços naturais de águas cristalinas, provenientes de inúmeras nascentes. Os destaques ficam para as Cachoeiras Congonhas, Farofa, Gavião e Andorinhas e Canyon das Bandeirinhas (dos confins) e do Travessão e do seu entorno destaca-se as cachoeiras da Serra Morena, da Caverna, Capivara e a cachoeira do Tabuleiro, a mais alta de Minas e a terceira mais alta do Brasil.

O Distrito Serra do Cipó, antigo Distrito de Cardeal Mota, é o importante pólo receptivo da região da Serra, ali se concentram os principais serviços de agências, hotéis e pousadas, lojas comerciais, bares, restaurantes, supermercados, etc. Localizado a 100 km de Belo Horizonte o distrito, pertence ao município de Santana do Riacho.

O acesso a partir de Belo Horizonte é feito seguindo pela LINHA VERDE sentido AEROPORTO INTERNACIONAL DE CONFINS, entrando para LAGOA SANTA e seguindo a RODOVIA MG 010 para CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO. A estrada é toda pavimentada, com belas paisagens após Lagoa Santa e com ótima sinalização até o distrito.

O clima na região da Serra é muito agradável, com verões frescos e estação seca bem definida. As temperaturas médias anuais ficam em torno de 21ºC, oscilando entre a mínima de 5ºC e a máxima de 32ºC. A vegetação é extremamente diversa. O grau de endemismo é um dos maiores do mundo e abriga a mais extraordinária mostra de campos rupestres do Brasil.

A fauna também é muito vasta, porém, pouco conhecida. Possui alto grau de endemismo com destaque para os insetos e anfíbios. A região abriga também várias espécies ameaçadas de extinção como: lobo-guará, cachorro-do-mato-vinagre, tamaduá-bandeira, veado-campeiro, onça-parda e gato-maracajá, sagüis, jaguatiricas, lobos-guará, sanhaços, sapo-de-pijama, rã diurna e o raro João Cipó. A maioria das espécies são noturnas, o que limita a observação de várias espécies, porém há oportunidade de ver durante o dia, saguis, aves de rapina como o carcará, tucanos, periquitos, téius, siriemas, capivaras e calangos.

A região também é rica em manifestações culturais, possui um calendário de eventos diversificado com atrações como: Candombe, Congada, Boi da Manta; Folia de Reis; as Festas do Divino, de Santa Terezinha, de Nossa Senhora do Rosário, festa junina e de São Benedito. O jubileu em Conceição do Mato Dentro atrai milhares de romeiros e foliões.

Consolidada como um grande destino turístico mineiro, a Serra do Cipó oferece várias opções de lazer com destaque para: canyoning, vôo panarâmico e paraquedismo, canoagem, escalada, cicloturismo, trekking, turismo ecocultural, ecotreinamento, turismo pedagógico, observação de pássaros, safári fotográfico, cavalgadas, passeios de caiaque e circuitos de aventura com cabo aéreo, salto-livre, tirolesa e rapel. O Circuito Turístico Parque Nacional da Serra do Cipó foi o primeiro certificado oficialmente pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais em 28 de junho de 2004 e é considerado atualmente o modelo do ecoturismo mineiro.  Aproveite esse privilégio mineiro de ter um lindo parque nacional e magnífico polo de ecoturismo a apenas 100 km da capital, conheça, respeite  e ajude a preservar esse maravilhoso paraíso ecológico brasileiro.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?